Todos os anos durante o período quaresmal, tempo de conversão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, realiza a Campanha da Fraternidade, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação, buscando uma solução para o mesmo.
Para o ano de 2012, a CNBB sugeriu o tema "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".
Assim, a Paróquia de São Pedro, à exemplos de todas as outra paróquias do Brasil, lançou na última quarta-feira, (22) com a Missa de Cinzas a Campanha da Fraternidade 2012 no Município de Tejuçuoca.
Destaque para a parceria com a Secretária Municipal de Saúde que disponibilizou alguns profissionais da saúde, que prestaram atendimento, antes da Missa iniciar-se, aos fiéis e demais pessoas que se interessavam pela ação desempenhada. Os serviços prestados foram: Medição da pressão Arterial e Exame básico de glicemia (diabetes);
Após a Comunhão, a Secretária de Saúde do Município, Jocelma da Silva Uchôa Braga, apresentou os principais desafios e traçou um breve panorama da Saúde Pública de Tejuçuoca, apresentando a importância da conscientização, das medidas preventivas e educativas e das parcerias com os diversos setores da sociedade, como a Igreja e a Educação.
Neste Domingo, 26, foi realizado a Missa do 1º domingo da quaresma nas comunidade de Monte Carmelo, Barra do Caxitoré , Retiro e na Sede do município de Tejuçuoca, respectivamente. Na próxima quinta-feira, 01de março, a igreja dar inicio as novenas da CF 2012.
Entenda mais...
Cartaz da CF 2012 - Fraternidade e Saúde Pública - O cartaz atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado (Lc 10,29-37).
A mão do profissional da saúde, segurando as mãos da pessoa doente, afasta a cultura da morte e visibiliza a acolhida entre irmãos (o próximo). A Igreja como mãe, em sua samaritanidade, aproxima-se e cuida dos doentes, dos fracos, dos feridos, de todos que se encontram à margem do caminho.
O profissional de pé, o enfermo sentado, olhos nos olhos, lembram o compromisso e a dedicação do profissional da saúde, no processo de cura do paciente, e a confiança do doente naquele que o acolhe e cuida. A acolhida e o cuidado aliviam a dor, estabelecem uma relação de confiança decisiva para a cura e superação das barreiras sociais.
A cruz, que sustenta e ilumina o sentido do cartaz, recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou. Ela ilumina a vida humana, a morte, as dores, o sofrimento das pessoas sem assistência de saúde. No entanto, é ela também que ilumina o encontro entre o profissional da saúde e o doente, pois aponta para a esperança da transformação completa: um novo céu e uma nova terra.
A alegria do encontro retratado no cartaz recorda aos profissionais da saúde que foram escolhidos para atualizarem a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos. Mobiliza os gestores do sistema de saúde a se empenharem para possibilitar atendimento digno e saúde para todos. Que a saúde se difunda sobre a terra
Mais fotos...
0 comentários:
Postar um comentário